Vacinação contra o HPV e meningites serão intensificadas nas escolas e nos postos de saúde de Soledade

A Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV e Meningites para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos foi lançada no último dia 13, e em Soledade se intensificará entre o dia 20 e o dia 26 de março, inclusive com vacinação nas Escolas.

Este ano, a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada e passa a ser de 11 a 14 anos. Até o ano passado, eram imunizados apenas meninos e meninas de 12 e 13 anos.

A coordenadora de vacinação de Soledade, Maria das Graça Pereira (Maria de Zé de Nâna) lembra que é necessário levar o cartão de vacina e o cartão do SUS para as Escolas e para os Postos de Vacinação (Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica Municipal).

HPV no Brasil ??

Dados do ministério apontam que, desde a incorporação da vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação, 4,9 milhões de meninas completaram o esquema com a segunda dose, totalizando 48,7% do total de público na faixa etária de 9 a 14 anos.
Com a primeira dose, foram vacinadas 8 milhões de meninas nessa mesma faixa, o que corresponde a 79,2%. A pasta alerta, entretanto, que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses.
Já entre os meninos, 1,6 milhão foram vacinados com a primeira dose, o que representa 43,8% do público-alvo.
No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres associados à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuídos à infecção, principalmente pelo subtipo 16.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, explicou que a vacina estará disponível o ano inteiro para adolescentes e não em um período pré-definido. A campanha será de esclarecimento e conscientização para que o público alvo compareça aos pontos de vacinação.

COMPARTILHAR