Segundia dia da 1ª Semana de Acessibilidade e Mobilidade Urbana teve audiência pública na Câmara de Vereadores de Soledade

 

Seguindo a programação da Primeira Semana de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, aconteceu na manhã de ontem (02), na Sede da Câmara de Vereadores a Live sobre acessibilidade, conduzida pela Secretaria de Educação e Cultura do Município.
O evento que teve início no último dia 29, segunda-feira, com o slogan: Direito de todos, é de realização da Prefeitura Municipal de Soledade e de iniciativa da Secretaria de Infraestrutura.
Para a pauta de hoje, a participação foi da equipe pedagógica da Secretaria da Educação (Diretores e Coordenadores).
A abertura do evento deu-se com a fala da Secretária da Educação, Andrea Berto, a qual destacou a importância da Sociedade olhar para a inclusão com empatia.
Em seguida, o Fiscal de Obras do Município, Brendo de Senna, que é graduando em Engenharia Ambiental, falou sobre a NBR 9050/2015 que trata da ACESSIBILIDADE em EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS.
Na participação do engenheiro Gustavo Luiz foi feita a apresentação das maquetes, sinalizando como ficarão as estruturas das Escolas com as reformas realizadas.
Posteriormente, o público presente e o que acompanhava de casa se emocionou com os relatos de experiências – a estudante Marise Andrade (deficiente de surdez) explanou sobre a dificuldade que as pessoas surdas enfrentam nos espaços públicos; a professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado, Adilma Oliveira, retratou a mobilidade urbana – as dificuldades que as próprias crianças enfrentam para chegar à escola e receber um atendimento voltado para as suas necessidades. Também, a professora com Deficiência Visual, Eliane Pontes, apresentou as suas vivências voltadas para as dificuldades que as pessoas cegas enfrentam no seu dia a dia.
Dando continuidade o Professor Joab Jorge trouxe no tema, “um olhar para o futuro enfrentando os desafios na aquisição de conhecimentos sobre a inclusão social”, um convite à população para acolher o outro na sua maior necessidade, dando-lhe espaço e promovendo a harmonia na sua vida em sociedade.
Por fim, o secretário de infraestrutura, Julio Cezar Garcia, trouxe para o encerramento deste evento a importância da sociedade conhecer a Lei sobre Acessibilidade.
O prefeito Geraldo Moura Ramos não pode estar presente, mas afirmou à Assessoria de Comunicação do município a sua satisfação com o magnífico trabalho de informação, discussão e construção, que vem sendo realizado durante toda semana.
“Estamos com 03 dias de atividades, e o resultado já pode ser avaliado como excelente. Ao secretário Júlio Cezar e equipe, assim como, as Secretarias Municipais que se envolveram neste trabalho, deixo os meus parabéns e a minha total realização como gestor, ao contar com vossas colaborações na edificação de uma Soledade que todos queremos ter.” Disse o prefeito.
COMPARTILHAR