Autor: Assessoria

Prefeito, vereadores e integrantes da Guarda Municipal de Soledade prestigiam audiência pública que debateu papel da corporação

A audiência pública que debateu o papel das Guardas Civis Municipais como agentes operadores de segurança pública das cidades paraibanas, realizada nesta quinta-feira (05), na ALPB, contou com a participação do prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, que estava acompanhado do Comandante da Guarda do município, Hilário Martins, além de alguns integrantes da corporação que, […]

05/09/2019 18h22 Atualizado há 3 anos atrás

A audiência pública que debateu o papel das Guardas Civis Municipais como agentes operadores de segurança pública das cidades paraibanas, realizada nesta quinta-feira (05), na ALPB, contou com a participação do prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, que estava acompanhado do Comandante da Guarda do município, Hilário Martins, além de alguns integrantes da corporação que, em Soledade, é ligada a Chefia de Gabinete da Prefeitura. A propositura da audiência foi da deputada estadual, Estela Bezerra e teve o objetivo de definir ações, através da ALPB, que possam contribuir com a redução da violência em todo o Estado. A guarda municipal de Soledade é composta por 21 profissionais, sendo três mulheres e o restante homens. Vereadores e auxiliares da Prefeitura também prestigiaram a solenidade.

            A deputada explicou que é importante chamar atenção da sociedade para que tenha nas guardas municipais um importante agente da segurança pública, principalmente, atuando de forma preventiva. “Esse recurso humano pode ser aquele mais vinculado à comunidade e de fato é, porque a guarda tem uma relação no município. No nosso sistema de segurança nunca foi tratado adequadamente o papel e a função do guarda municipal, que termina sendo guardador de patrimônio público e ele pode ser guardador também de cidadania”, declarou a deputada.

            Estela afirmou que a categoria atua exposta a riscos e, muitas das vezes, seus servidores não contam sequer com equipamentos básicos para proteger a vida e a dignidade dos munícipes. “O Estado e a sociedade vão ganhar muito se construirmos aqui um desenho de relação com as guardas municipais. É de competência de cada município ampliar e criar suas guardas, mas é de competência da sociedade e do estado dar a esse corpo de recursos pessoais e humanos o melhor tratamento para que ele cumpra essa função”, concluiu a parlamentar.

            Colocando o mandato e a Assembleia à disposição das guardas municipais, Estela, ao lado dos deputados Buba Germano e Wilson Filho, defendeu a construção de um grupo de trabalho com representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e das guardas municipais com o intuito de fortalecer o diálogo no sentido de estabelecer parceria em relação ao repasse de armas, veículos e demais equipamentos. Ela também solicitou que a Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol) forneça espaço para treinamento da categoria.

            Para o presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia, deputado Buba Germano, a Casa tem o dever de debater a respeito de qualquer assunto que busque normatizar e melhorar a eficiência dos serviços públicos, sobretudo, dos municípios. Já o deputado Wilson Filho, presidente da Comissão Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, disse entender ser fundamental o apoio dos poderes Executivo e Legislativo às categorias que atuam na segurança pública.

            O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, único chefe de executivo municipal presente à audiência, destaca que a guarda municipal contribui com o aparato da segurança pública como uma força auxiliar com muita eficiência. “O trabalho da guarda municipal é de extrema importância para a sociedade. Em Soledade, a guarda colabora, efetivamente, na redução da criminalidade”, reiterou o prefeito.

            O Comandante da Guarda Municipal de Soledade, Hilário Martins, destaca o papel da guarda municipal como fundamental para os municípios. “Em Soledade, por exemplo, a gente atua em todos os órgãos públicos e logradouros e ainda nas unidades escolares”, destaca ele, que se adianta e anuncia que a partir da próxima semana, a guarda municipal ampliará seus serviços em Soledade com a implantação da Patrulha Escolar que contará com o apoio de duas motocicletas.

Com informações da Ascom da ALPB

 

Audiência aconteceu na ALPB
Deputada Estela Bezerra, autora da propositura, e os participantes da audiência
Inegrantes da Guarda Municipal de Soledade na ALPB
Prefeito Geraldo Moura enalteceu a importância do trabalho da Guarda Municipal
Prefeito Geraldo Moura, vereadores, secretários e integrantes da Guarda de Soledade prestigiaram a audiência

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support