No 2º dia das apresentações da XXII Semana da Cultura teve à Noite do Piseiro

 

2º dia: 21/09 (Terça-feira)
“Noite do Piseiro”. Continuamos a nossa viagem pelos ritmos musicais e pelas emoções vivenciadas nos mais variados contextos de produção cultural. Na nossa segunda noite de programação da XXII Semana da Cultura, destinada à “Noite do Piseiro”, se apresentaram no palco da live virtual os cantores Arthur Lima e Alexandre Nery, representando, além de uma grande explosão de talento em seus estilos musicais específicos e diversos, o que há de mais inovador nesse segmento moderno dos nossos ritmos e da nossa cultura popular – o famoso “piseiro”, o qual, atualmente, ganhou muita notoriedade, principalmente por conta das redes sociais.
Ainda nesta animada e agitada festa, a noite ficou ainda mais colorida com um brilhante espetáculo de Dança do Balllet da Banda Marcial Antônio de Queiroz Souto, liderado pelo coreógrafo Anderson Sousa que, há 15 anos, faz parte do cenário cultural de dança da cidade de Soledade. Tivemos ainda uma memorável Peça Teatral intitulada “Gravidez indesejável”, dos autores e também atores Juciene Torres e Josenildo Torres, nos encantando e, ao mesmo tempo, provocando, uma grande reflexão a partir de um tema de grande relevância social representado na encenação.
Além de todas essas manifestações artístico-culturais, apreciamos também a apresentação do Livro “Decibéis do Silêncio”, através de um pequeno vídeo exibido pelo Escritor e Poeta Geraldo Guedes, autor da obra em destaque. O poeta ainda declamou poemas de seu livro, comentou um pouco sobre a Cultura soledadense, sobre sua obra, trajetória e sobre sua inspiração poética.
Ainda na noite desta terça-feira, deu-se início a uma série de apresentações, cujas produções foram realizadas por alunos da rede municipal de ensino, trabalhos que, por sua natureza, eram realizados em anos anteriores através das tradicionais feiras de ciências. Nesta noite, apreciamos alguns vídeos produzidos a partir do tema “ESPORTE, DA ESCOLA PARA A VIDA”, coordenados pelos Professores de Educação Física Ana Luíza Melo, Euller Cordeiro e Walmir Agra, e outro vídeo que abordou o tema “CRESCIMENTO URBANO DE SOLEDADE”, coordenado pelas professoras de Geografia Amanda Miguel, Mércia Pereira e Mayza Lopes, ambos desenvolvidos por alunos da Escola Municipal Prof. Luiz Gonzaga Burity.
Contemplando a produção realizada pela aluna da Escola Maria Lúcia Matias de Oliveira, da rede Municipal de Ensino, foi a vez de apresentar e premiar a Paródia “Conhecendo Soledade”, produzida por Lohanny dos Santos Araújo, 4º Ano, sob a orientação da professora Zineide Borges. O trabalho foi resultado de um Concurso realizado pela Secretaria de Educação e Cultura entre os alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal, especificamente alunos do 4º e 5º Ano. A paródia foi adaptada da canção original “Eu tenho a senha”, do cantor João Gomes.
Para encerrar a noite, mais seis cantores expressaram os seus talentos vocais em mais uma etapa de eliminatórias do SOLVOZ – Mateus Leite, Igor Ferreira, Anderson Araújo, Marianny Ritchely, Silvanice Mendes e Cícero Rodrigues –, dos quais, três foram classificados para a grande final, a saber: IGOR FERREIRA, ANDERSON ARAÚJO e MATEUS LEITE.
E assim encerramos mais uma incrível e maravilhosa noite! Caros soledadenses, curtam e compartilhem o link da nossa live, para que possamos alcançar mais pessoas nessa extraordinária programação. Amanhã, estaremos juntinhos novamente com mais emoção!
Até lá!
Texto: Andréa Berto
COMPARTILHAR