Idosos atendidos pelo Serviço de Convivência da Prefeitura são homenageados pela passagem do Dia dos Avós

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV realizou um chá da tarde nesta quinta-feira (25) para celebrar o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho. Na ocasião, cerca de 45 idosos que que integram o grupo que frequenta a entidade foram recepcionados em um ambiente decorado e depois desfrutaram de um lanche coletivo. Mesmo para um dia chuvoso, o evento, segundo a coordenadora do SCFV, Janeide Costa, foi muito prestigiado. Além do lanche coletivo, os idosos também participaram de dinâmicas de grupo, apresentações de dança e coral, bem como assistiram a uma palestra sobre nutrição.

            A tarde foi iniciada com o acolhimento de todos aqueles que conseguiram comparecer à celebração do Dia do Avós. Por ser um dia chuvoso em Soledade, parte dos cerca de 60 idosos do grupo atendido pelo Serviço de Convivência não pôde comparecer. Mas, isso não tirou o brilho do evento, preparado com tanto carinho pela equipe do SCFV. Segundo Janeide Costa, coordenadora da entidade, esse foi um momento importante para todos eles, pela valorização de suas experiências, de suas histórias e seus talentos.

            “Foi tudo muito bonito. Eles gostaram muito de tudo o que foi feito para eles”, comentou a coordenadora, explicando que o NASF participou da ação dando uma palestra sobre nutrição na terceira idade, como deve ser a alimentação daqueles que já passaram dos 60 anos. “É importante ver que tudo ali foi voltado ao interesse de nosso público para que eles tenham mais qualidade de vida. Como sempre dizemos, nosso trabalho realizado no Serviço de Convivência tem o objetivo justamente de valorizar as pessoas, fortalecer cada um socialmente através do trabalho, do talento, da inclusão”, disse Janeide.

            Após da palestra, o público participou de uma dinâmica com as psicólogas e assistentes sociais do Serviço de Convivência, no qual foi trabalhado a memória. Depois, foi a vez deles assistirem a uma apresentação de carimbó do grupo de dança do Serviço de Convivência formado por cerca de 20 idosos. Ao final, ainda teve uma apresentação do coral, também formado por idosos do grupo. Concluída as ações, todos se confraternizarem durante um lanche coletivo.

            A secretária do Trabalho e Assistência Social – SETAS, Janaina Barros, destaca a importância destas ações com os idosos. “Elas são a culminância de todo um trabalho que estamos realizando com os idosos de Soledade, valorizando-os, dando-lhes oportunidades de aprender coisas novas, de se sentirem motivados, enfim, de possibilitar que eles desenvolvam suas habilidades, se sintam mais ativos e participantes. Essa homenagem aos avós foi emocionante e marcante”, destaca a secretária.

Surpresa
            Quem não conseguiu comparecer ao evento, teve uma surpresa na manhã desta sexta-feira (26). A equipe do SCFV, junto com a coordenadora do CRAS, Josefa Costa, foi na casa dos cerca de 15 idosos que faltaram para entregar lembrancinhas do evento e parabenizá-los pelo Dia dos Avós. “Foi muito lindo. Muitos deles se emocionaram ao receber a gente na porta de casa. Não esperavam. Ficaram surpresos”, disse Josefa.

COMPARTILHAR