Autor: ASCOM

Festival do Queijo de Soledade é destaque no cenário turístico do estado

PRIMEIRA EDIÇÃO Festival de Queijo aproxima cartão postal gastronômico à realidade do município. Com o objetivo de potencializar a produção de queijo e fomentar o turismo gastronômico na cidade, o município de Soledade, situado no Cariri paraibano, deu início nesta quinta-feira (16) ao primeiro Festival do famoso derivado do leite – de vaca e de […]

17/09/2021 7h56 Atualizado há 1 ano atrás

PRIMEIRA EDIÇÃO
Festival de Queijo aproxima cartão postal gastronômico à realidade do município.
Com o objetivo de potencializar a produção de queijo e fomentar o turismo gastronômico na cidade, o município de Soledade, situado no Cariri paraibano, deu início nesta quinta-feira (16) ao primeiro Festival do famoso derivado do leite – de vaca e de cabra. O evento, que se estende até o sábado (18), nasceu fruto de uma parceria entre a Prefeitura do município, o Sebrae e a PBTur.
“Muitas pessoas nos conhecem pelo nosso queijo, pela visita à margem da BR, mas nosso objetivo é trazê-las para dentro da nossa realidade, ver nossas vocações e nosso potencial turístico, cultural e qualificar ainda mais nosso produto. Queremos que o queijo de Soledade, que é o cartão postal gastronômico do nosso município, se fortaleça ainda mais e se torne um produto ainda melhor, contribuindo diretamente para trazer mais renda e gerar mais emprego para nossa gente”, ressaltou o prefeito Geraldo Moura Ramos.
Ele explicou que o festival é o primeiro passo para uma qualificação do setor, com o desenvolvimento de novas técnicas, incentivo a produção de novos tipos de queijo e melhoria nos processos de embalagem, armazenamento e beneficiamento do produto. Por isso, o Festival de Queijo de Soledade inclui a capacitação dos produtores, realizada em parceria com o Sebrae.
Imprensa – Um grupo de jornalistas de João Pessoa e Campina Grande esteve presente ao evento na quinta-feira (16). Eles conheceram os pratos que compõem a parte gastronômica do festival, visitaram a praça com a exposição dos produtos e realizaram uma entrevista coletiva, com o prefeito, Geraldo Moura Ramos, o consultor do Sebrae, João Bosco Silva e a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
No Centro da cidade, balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato foram montados. Dezessete produtores de queijo da cidade participam do evento, que contou ainda com festival gastronômico, que mobilizou 15 estabelecimentos da cidade, entre restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e ambulantes. Cada um produziu um prato à base de queijo especialmente para o festival. Também faz parte da programação, o desfile da rainha e do rei do queijo, disputa de quem come mais queijo e a competição do maior laticínio produzido na cidade.
Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.
Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado. Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support