Evento ‘Juventude Conectada’ vai debater  uso de redes sociais com jovens de Soledade

            Uma tarde especial com uma agenda cheia de dinâmicas, rodas de conversas, música e teatro tudo voltado, especificamente, para o público jovem de Soledade está sendo preparada pela gestão municipal. Será o primeiro grande encontro da juventude soledadense que acontecerá no próximo sábado, dia 03, a partir das 15h, no Clube Recreativo. O evento, chamado “Juventude Conectada” tem a expectativa de reunir cerca de 350 jovens e é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através da Secretaria Executiva da Juventude. Em 2017 o Governo estipulou o mês de agosto como o ‘Mês da Juventude’ e vem desenvolvendo atividades junto aos municípios desde então. Em Soledade, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social -SETAS está à frente da programação que vai contar ainda com a participação de outros órgãos da administração municipal. Este ano o tema escolhido para guiar rodas de conversas e atividades em geral será “Jovens e as redes sociais”.

            A secretária do Trabalho e Assistência Social de Soledade, Janaína Barros, disse que é a primeira vez que Soledade adere ao projeto e garante que esse será um importante passo rumo a abertura de um diálogo com os jovens do município. “Esse será um momento de interação muito forte. Teremos os jovens conversando sobre o mundo deles, dando suas impressões e falando sobre perspectivas e expectativas. O tema escolhido foi os jovens e as redes sociais, então, vamos discutir bastante o uso da internet, seus benefícios e também o lado negativo desta conexão”, comentou ela, acrescentando que a Secretaria da Educação também é parceira do evento.

            Ainda segundo a secretária, Soledade aderiu ao planejamento e escolheu um tema dentre os cinco indicados. E, a partir daí, está sendo feita uma grande mobilização entre os jovens. “Procurei as secretarias da Educação e da Saúde para nos unirmos também nesse projeto, até porque queremos apresentar a esse público o que a gestão municipal tem a oferecer a eles”, explicou Janaina, acrescentando ainda que no dia 03 é aguardada a presença de toda a gestão municipal de Soledade e equipes do Governo do Estado, responsável por abrir a ‘Roda de Conversa’.

            O estudante e um dos mobilizadores do evento, Wesley Sousa, explicou que a escolha do tema foi importante porque a conectividade das novas gerações só cresce e é imprescindível que se discuta os benefícios das redes, bem como o lado ruim delas. “Será um momento único para a juventude da cidade. Lá serão abordados vários pontos a respeito das redes sociais, que é um assunto recorrente entre os jovens de todo o mundo. Vamos discutir essa realidade virtual e seus prós e contras”, comentou Wesley.

            A psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Soledade, Amanda Lima, afirmou que, na ocasião, equipes da Prefeitura farão dinâmicas não com o objetivo apenas de animar o público, mas também de fazer com que cada um sinta a interação social realizada no momento. “O público deve sentir a importância do contato pessoal. Queremos mostrar que o mundo virtual é importante, que traz diversos benefícios, mas que existem situações que o mundo virtual não abarca e precisamos de nossos círculos sociais. Isso é importante para a própria formação do ser humano, social por natureza, e das relações saudáveis”, salientou a psicóloga.

            Quem se interessar em participar, não precisa fazer inscrição prévia. O evento será aberto ao público jovem, mas também para quem se interessar. Na programação está uma roda de conversa com a equipe de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e pedagogos do Governo do Estado; dinâmicas que serão realizadas com equipes da secretaria municipal da Educação, além de apresentações de música e teatro feitas por vários grupos de jovens de Soledade. No final ainda terá um lanche coletivo oferecido a todos os participantes.

            Para o prefeito Geraldo Moura, o evento, realizado pela primeira vez em Soledade, é de suma importância. “Aproximar os jovens, ouvir suas demandas, orientá-los também sobre o tema proposto e criar um elo entre a administração pública e eles.  É fundamental, pois, assim formaremos jovens mais conscientes de seu papel no futuro e também divulgaremos nossas políticas públicas que atendem às necessidades reais deste público especial”, avaliou o prefeito, convidando a todos a participar do grande encontro da juventude de Soledade.

COMPARTILHAR