Escola Burity realizou sua X Gincana do Estudante tendo como  tema geral da competição os 40 anos de atividades da instituição

 

Cerca de 20 turmas de estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity, de Soledade,  participaram da X Gincana do Estudante 2019, no último sábado (24). O tema geral da competição foi “40 anos da escola Burity: Educação, emoção, diversidade e respeito – Pilares para a construção de uma história de sucesso”.  O evento, realizado também em comemoração ao Dia do Estudante, foi marcado pela grande participação dos alunos e dos professores que foram divididos em quatro equipes: Azul, Vermelha, Amarela e Verde, sendo a vencedora da competição a equipe Amarela e a segunda colocada a equipe Vermelha.

O evento já é uma tradição na Burity e esse ano ele teve um caráter especial por comemorar também o aniversário de 40 anos da escola. Assim, foi uma manhã de muita diversão, com os alunos enfrentando diversas provas de obstáculos e outros desafios que levaram em consideração a habilidade manual, bem como a própria aptidão para artes em geral. Foi o caso da confecção de maquetes da escola, do concurso de paródias, de dança e da encenação teatral que tinha que ter personagens da escola, como a diretora, um coordenador, professor, inspetor, o que tornou a peça muito divertida.

A diretora da Burity, Kelly de Almeida Cunha frisou que um dia de gincana na escola é garantia de muita brincadeira e diversão, mas destacou que não era apenas isso. “Além da competitividade saudável, os estudantes são estimulados a cooperar e valorizar o trabalho em equipe” comentou a responsável, acrescentando que essa edição da Gincana teve uma participação muito boa. “Foram quase 500 alunos do fundamental II e do EJA que participaram esse ano. Ficamos muito satisfeitos”, disse Kelly.

A secretária da Educação de Soledade, Andrea Berto, também participou das ações e salientou que toda Gincana Cultural é de extrema importância como ferramenta de ensino-aprendizagem no contexto escolar. “A gincana é um recurso que pode, além de motivar o aluno no processo de aprendizagem, também faz uma inter-relação com as outras disciplinas. pois dá para adequar qualquer tema à competição”, afirmou Andrea,  concluindo que os alunos, quando motivados, e com aulas mais dinâmicas, demonstram maior interesse pela aula, participam mais também e aprendem com mais facilidade.

Além das competições, que levaram a equipe Amarela ao 1º lugar e a Vermelha ao 2º lugar, a Gincana também foi importante para que alunos do 5º e do 9º anos fizeram suas rifas para no final do ano conseguir realizar suas festas de formatura. Nessa edição um kit escolar formado com doações dos próprios professores foi o prêmio da rifa. Já os vencedores da Gincana, a equipe Amarela, levaram para casa troféu e medalhas.

Vale destacar que as equipes foram formadas de forma mista, ou seja, em cada equipe havia alunos de 6º,7º,8º e 9º anos sob o comando de um professor. “Isso foi importante porque colocou gente de outras turmas em contato em prol de um objetivo único. E deu muito certo. Até grito de guerra todas as equipes tinham”, salientou a diretora da Burity, Kelly Almeida.

Na primeira quinzena deste mês, também em homenagem ao Dia do Estudante, comemorado dia 11 de agosto, aconteceu a Gincana do Ensino Fundamental I de todas as escolas da rede municipal. Neste caso, as escolas competiram entre si.

COMPARTILHAR