Abertura da XXII Semana da Cultura de Soledade

 

1º dia: 20/09 (Segunda-feira)

“Noite célebre e memorável de abertura da XXII Semana da Cultura do Município de Soledade, Estado da Paraíba – de 20 a 24 de Setembro de 2021.” Uma viagem pelas nossas mais extraordinárias tradições que perpassam o cotidiano dos nobres, ordeiros e hospitaleiros soledadenses para chegar às mais variadas manifestações de talentos.
A noite de hoje marcou o início de uma vasta programação artístico-cultural alusiva às comemorações dos 136 anos de Emancipação Política de Soledade. O diálogo entre o passado e o presente, entre as tradições mais remotas e a modernidade é inevitável, e faz parte dessa fascinante trilha que estamos percorrendo há 22 anos de realização deste grandioso evento. Ano passado, tivemos uma interrupção fatídica e atípica, fomos pegos de surpresa por uma assombrosa pandemia. Eventos cancelados, isolamento social e distanciamento nas atividades.
A reinvenção do trabalho artístico e cultural foi inevitável, saindo, em partes, do mundo real e presencial para o mundo virtual. Mesmo assim, não desistimos! Temos a certeza de que você, soledadense, não perdeu a oportunidade de nos acompanhar, seja de qual forma for. Com o título “Soledade no Século XXI: diálogos entre Tradição e Modernidade”, a programação da Semana da Cultura deu início, na noite de hoje, a uma série de grandes expressões da nossa cultura, história, arte e de muito conhecimento. Celebrando também os mais variados ritmos musicais, a noite de hoje realizou uma homenagem a um dos símbolos da nossa cultura musical, a “sanfona”.
A Secretária de Educação abriu as atividades e reforçou em sua fala a importância de revelarmos, a cada ano, a riqueza cultural dos nossos talentos. “Desde o início dessa gestão, trabalhamos nessa pasta com um olhar muito atento e especial, buscando revelar, a cada ano, nossos artistas e os seus mais variados talentos. Como resultado de todo esse trabalho, estamos a realizar mais um grandioso evento da Cultura soledadense.”, destacou a Secretária Andréa Berto.
Estiveram presentes diversos representantes da Gestão Municipal, como os Secretários, por exemplo, e também representantes do Poder Legislativo da nossa querida Soledade. O vice-prefeito Romero Junior, representando o Chefe do Poder Executivo, o Excelentíssimo Senhor Prefeito Geraldo Moura Ramos, que não pode comparecer ao evento por motivo de força maior, fez as suas considerações endossando a fala da Secretária e reafirmando o compromisso da Gestão com a Cultura e com as diversas manifestações de talentos encontradas no nosso Município.
Se apresentaram no palco da Live Virtual, realizada no Clube Recreativo e transmitida pelo facebook da Gestão Municipal, nesta primeira noite do evento, os Músicos Sanfoneiros Maikel, Divone, Antônio Dantas e Júnior Sanfoneiro. Foi possível apreciar não apenas o enorme talento de cada um desses artistas, mas também um pouco da história de cada um deles na música, através desse instrumento tão popular em nossa cultura que é a sanfona.
Além das apresentações musicais, apreciamos também o “declame” do Cordel “Anatomia Nordestina”, do poeta popular e cordelista Claudemir Brito, e a apresentação da encantadora Obra “Soledade – Minha Cidade tem História”, da Historiadora e Escritora Juliana Falcão. Antes da primeira eliminatória do SOLVOZ, mais um grandioso espetáculo que faz parte da programação da Semana da Cultura e que encerrou a noite de hoje, os artistas Antônio Dantas, Divone, Júnior e Maikel executaram uma brilhante apresentação musical da canção Asa Branca de Luiz Gonzaga.
Finalizando a noite, contemplamos um espetáculo de vozes e performances na primeira eliminatória do SOLVOZ, um concurso realizado com grandes talentos da nossa cidade. Nessa primeira fase, cinco vozes se apresentaram – Fábio Filho, Ana Beatriz, Débora Estéfane, Nathália Martins e Braz Neto – e, sob o crivo dos jurados, obedecendo a todos os critérios preestabelecidos, duas dessas vozes foram classificadas para a grande final, na próxima sexta-feira, personificadas na figura das artistas que nos emocionaram com suas lindas vozes e apresentações: NATHÁLIA MARTINS e ANA BEATRIZ GOMES.
Vale salientar que uma dessas vozes desclassificadas ainda terá a chance de, numa repescagem, voltar ao palco e concorrer à grande final. A noite foi honrosa, célebre e memorável, mas ainda tem muito mais!
Não percam nenhum trajeto dessa maravilhosa viajem e nos acompanhem diariamente nas páginas do facebook e instagram da Gestão Municipal! Até amanhã!
Texto: Andréa Berto
COMPARTILHAR