Sudene e Prefeitura de Soledade apresentam projeto do Polo Industrial de Minério a prefeitos da região do Cariri

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Em Recife, Sudene e Prefeitura de Soledade apresentam projeto do Polo Industrial de Minério a prefeitos da região do Cariri.
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Prefeitura Municipal de Soledade apresentaram, na última quinta-feira (15), na sede do órgão federal, em Recife, o projeto do Polo Industrial de Soledade aos gestores de seis municípios do Cariri paraibano, vereadores e representantes de órgãos que devem fazer parte desta iniciativa, que visa a geração de emprego e renda para a região.
O empreendimento vai abrigar indústrias do setor de mineração e de seus subprodutos, será um importante complexo para o desenvolvimento regional e foi apresentado pelo superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, e pelo prefeito de Soledade Geraldo Moura Ramos, idealizador da iniciativa. Apenas das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó saem 90% do minério Bentonita utilizados pelas fábricas de todo o Brasil. O material também vai para exportação.
“É uma necessidade de desenvolvimento não só da região do Cariri, mas de Paraíba. O município de Soledade teve essa iniciativa por entender que temos grandes potencialidades como os minérios. Nossa ideia é atrair justamente essas indústrias que trabalham com o minério para se instalarem no Polo Industrial, chegando mais perto da matéria prima para que possamos exportar o produto já manufaturado. Hoje foi um dia histórico para o nosso estado”, afirmou o prefeito Geraldo Moura.
O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, destacou a iniciativa do prefeito de Soledade para garantir a instalação do Polo Industrial. “É muito bom ver um gestor como Geraldo que não se preocupa apenas em pagar a folha, mas trabalha pelo crescimento do município e da região. O complexo industrial de Soledade é um grande empreendimento que vai beneficiar todo o estado da Paraíba”, afirmou.
O superintendente explicou que a Sudene vai trabalhar como órgão articulador nesse primeiro momento e também buscando fomentar através de recursos parlamentares um
plano de desenvolvimento para região. “Precisamos entender o grau de potencialidade e saber o que a região precisa para viabilizar esse projeto. Vamos iniciar um estudo, contando com apoio dos parlamentares que defendem a instalação do Polo Industrial de Soledade, para garantir essa viabilidade contando com o apoio da Sudene, seja na linha de benefícios fiscais, mas também de cesso aos fundos visando a instalação desse empreendimento”, disse.
Para o deputado estadual Wilson Filho, o Polo Industrial será importante para o crescimento do estado e da região do Cariri. “No que depender de nós, estaremos trabalhando junto ao Governo do Estado para que esse sonho se torne realidade”, disse.
Infraestrutura – O prefeito Geraldo Moura tem feito articulações para garantir a infraestrutura para receber empresas no município. Nessa perspectiva, a Prefeitura de Soledade vai doar o terreno às margens da BR-230, para que o Polo possa ser instalado.
Com localização estratégica, o empreendimento vai trazer desenvolvimento para a região, com a geração de emprego não somente para o Soledade, mas também para as demais cidades do Cariri paraibano. O Polo Industrial conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Paraíba e tem parcerias com a Cagepa, PBGás, Energisa, Fiep, Cinep e Sebrae.
Participantes – Estiveram presentes prefeitos dos municípios de Taperoá, George Farias; de Sossego, Lusineide Oliveira; Cubati, José Ribeiro; Pedra Lavrada, Tota Guedes; Olivedos, Deuzinho, e de Gurjão, José Elias. Ainda participaram do evento o deputado estadual Wilson Filho e o diretor de Planejamento, Raimundo de Matos.
Do município de Soledade participaram o vice-prefeito, José Romero Júnior, presidente da Câmara Municipal, Udenilson Cândido, além dos vereadores Wellington Di Karlos, Joelby Martins, Márcio Souto, Fátima Barros, Eliomar Pereira e Alexandre Nery. Também estavam presentes o Chefe de Gabinete da Prefeitura, João Trigueiro; o secretário de Administração, José Antônio; o secretário de Agricultura, Miranda Neto, além do empresário Adriano Soares Avelino.
COMPARTILHAR