Autor: ASCOM

Sudene e Prefeitura de Soledade apresentam projeto do Polo Industrial de Minério a prefeitos da região do Cariri

  DESENVOLVIMENTO REGIONAL Em Recife, Sudene e Prefeitura de Soledade apresentam projeto do Polo Industrial de Minério a prefeitos da região do Cariri. A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Prefeitura Municipal de Soledade apresentaram, na última quinta-feira (15), na sede do órgão federal, em Recife, o projeto do Polo Industrial de Soledade […]

16/09/2021 7h49 Atualizado há 1 ano atrás

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Em Recife, Sudene e Prefeitura de Soledade apresentam projeto do Polo Industrial de Minério a prefeitos da região do Cariri.
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Prefeitura Municipal de Soledade apresentaram, na última quinta-feira (15), na sede do órgão federal, em Recife, o projeto do Polo Industrial de Soledade aos gestores de seis municípios do Cariri paraibano, vereadores e representantes de órgãos que devem fazer parte desta iniciativa, que visa a geração de emprego e renda para a região.
O empreendimento vai abrigar indústrias do setor de mineração e de seus subprodutos, será um importante complexo para o desenvolvimento regional e foi apresentado pelo superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, e pelo prefeito de Soledade Geraldo Moura Ramos, idealizador da iniciativa. Apenas das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó saem 90% do minério Bentonita utilizados pelas fábricas de todo o Brasil. O material também vai para exportação.
“É uma necessidade de desenvolvimento não só da região do Cariri, mas de Paraíba. O município de Soledade teve essa iniciativa por entender que temos grandes potencialidades como os minérios. Nossa ideia é atrair justamente essas indústrias que trabalham com o minério para se instalarem no Polo Industrial, chegando mais perto da matéria prima para que possamos exportar o produto já manufaturado. Hoje foi um dia histórico para o nosso estado”, afirmou o prefeito Geraldo Moura.
O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, destacou a iniciativa do prefeito de Soledade para garantir a instalação do Polo Industrial. “É muito bom ver um gestor como Geraldo que não se preocupa apenas em pagar a folha, mas trabalha pelo crescimento do município e da região. O complexo industrial de Soledade é um grande empreendimento que vai beneficiar todo o estado da Paraíba”, afirmou.
O superintendente explicou que a Sudene vai trabalhar como órgão articulador nesse primeiro momento e também buscando fomentar através de recursos parlamentares um
plano de desenvolvimento para região. “Precisamos entender o grau de potencialidade e saber o que a região precisa para viabilizar esse projeto. Vamos iniciar um estudo, contando com apoio dos parlamentares que defendem a instalação do Polo Industrial de Soledade, para garantir essa viabilidade contando com o apoio da Sudene, seja na linha de benefícios fiscais, mas também de cesso aos fundos visando a instalação desse empreendimento”, disse.
Para o deputado estadual Wilson Filho, o Polo Industrial será importante para o crescimento do estado e da região do Cariri. “No que depender de nós, estaremos trabalhando junto ao Governo do Estado para que esse sonho se torne realidade”, disse.
Infraestrutura – O prefeito Geraldo Moura tem feito articulações para garantir a infraestrutura para receber empresas no município. Nessa perspectiva, a Prefeitura de Soledade vai doar o terreno às margens da BR-230, para que o Polo possa ser instalado.
Com localização estratégica, o empreendimento vai trazer desenvolvimento para a região, com a geração de emprego não somente para o Soledade, mas também para as demais cidades do Cariri paraibano. O Polo Industrial conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Paraíba e tem parcerias com a Cagepa, PBGás, Energisa, Fiep, Cinep e Sebrae.
Participantes – Estiveram presentes prefeitos dos municípios de Taperoá, George Farias; de Sossego, Lusineide Oliveira; Cubati, José Ribeiro; Pedra Lavrada, Tota Guedes; Olivedos, Deuzinho, e de Gurjão, José Elias. Ainda participaram do evento o deputado estadual Wilson Filho e o diretor de Planejamento, Raimundo de Matos.
Do município de Soledade participaram o vice-prefeito, José Romero Júnior, presidente da Câmara Municipal, Udenilson Cândido, além dos vereadores Wellington Di Karlos, Joelby Martins, Márcio Souto, Fátima Barros, Eliomar Pereira e Alexandre Nery. Também estavam presentes o Chefe de Gabinete da Prefeitura, João Trigueiro; o secretário de Administração, José Antônio; o secretário de Agricultura, Miranda Neto, além do empresário Adriano Soares Avelino.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support