Prefeitura de Soledade realiza ações de conscientização nas escolas em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 05 de junho, a Prefeitura de Soledade, através da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, em parceria com a Secretaria da Educação, está promovendo, durante esta terça-feira (04) e quarta-feira (05), atividades de conscientização para proteção e preservação da natureza nas escolas do município. Na oportunidade, além de palestras, também estão sendo plantadas mudas de Aroeira em cada escola visitada.

As atividades são voltadas aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II. Nesta terça, a secretária de Meio Ambiente, Cláudia Rosyane, esteve, junto a professores de ciências da escola Professor Luiz Gonzaga Burity, e o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Sidney Martins, proferindo palestras nas Escolas Lúcia Matias e Maria do Carmo. Temas como coleta seletiva e lixo eletrônico nortearam as conversas do dia, além do uso de materiais plásticos, vidros, latas, papéis e papelões, que têm poluído mares, rios, florestas, causando a morte de várias espécies de animais, visto que eles os confundem com alimentos e morrem sufocados.

Outras questões como o grande número de veículos circulando pelas cidades, as indústrias e as queimadas, que causam o aumento da poluição da atmosfera, e destroem a camada protetora da Terra, os sprays e os produtos de limpeza, além de outras substâncias químicas, que elevam a temperatura da Terra, também estão sendo discutidos nas escolas. Após as palestras, que trazem a preocupação com a proteção e tentam alertar as crianças sobre os perigos de se negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente e do mundo em que se vive, os alunos se reúnem para plantar uma muda de árvore na própria escola.

“É um momento importante porque depois de entenderem a importância de preservação do meio ambiente, da natureza, eles ajudam a plantar uma árvore e depois vão acompanhar o crescimento dela. É uma forma de envolver a criança na atividade, ampliar a consciência ecológica e mostrar que podemos fazer diferente e sermos mais responsáveis com nossas ações”, destacou a secretária Cláudia Rosyane. Nesta quarta-feira (05), as ações continuam na creche do município e nas escolas Irmã Ana, Burity e Juvina de Oliveira.

Sobre a data

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo, essa foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Antes do plantio, uma conversa sobre meio ambiente
As palestras acontecem hoje e amanhã
Em sala de aula também teve atividades
Estudantes de edade em ação de educação ambiental
Estudantes de Soedade participam de ação sobre meio ambiente
O plantio de árvores aconteceu com a participação dos alunos
Os alunos acompanharam o plantio e depois vão ficar acompanhando o desenvolvimento das árvores
Os alunos participam do plantio
Os estudantes se envolveram na ação
COMPARTILHAR