Prefeito Geraldo Moura Ramos participou de reunião com a equipe técnica do IBGE

Aconteceu, hoje(21), uma reunião com a equipe técnica do IBGE, para apresentação e discussão do Censo Demográfico do Município de Soledade, ao Poder Executivo e Legislativo. Juntamente com o prefeito Geraldo Moura Ramos, estavam os vereadores: presidente Miranda Neto, Policarpo Neto, Joelby Martins, Leno Garcia, Bá de Osmar, Alexandre Nery, Márcio Souto e Wellington Di […]

21/03/2023 16h19 Atualizado há 11 meses atrás

Juntamente com o prefeito Geraldo Moura Ramos, estavam os vereadores: presidente Miranda Neto, Policarpo Neto, Joelby Martins, Leno Garcia, Bá de Osmar, Alexandre Nery, Márcio Souto e Wellington Di Karlos.

Da parte do IBGE estavam, o coordenador de Área, Leonardo Medeiros, o coordenador Operacional do Censo na Paraíba, Eugênio Nascimento, coordenador de Reuniao, Lamartine Candeia, e coordenador Técnico do Censo, Gilberto Medeiros.

O momento foi solicitado pela Gestão Municipal de Soledade, através do Assessor Jurídico Yurick Lacerda, e o objetivo deste momento é um pedido de reavaliação do trabalho do censo no município, levando em consideração, como mesmo falou o prefeito Geraldo Moura Ramos, a controvérsia no documento apresentado pelo IBGE.

Pedido este baseado no demonstrativo de visitas aos domicílios, realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, que mostra um número de 18mil habitantes, enquanto que os dados do IBGE apontam uma população menor de 14 mil.

Uma queda no número de habitantes representa não só uma baixa no principal recurso do FPM, mas um demonstrativo de um município inexistente, onde sua história foi camuflada por informações mal passadas ou até mesmo omissas no processo de recenseamento do Censo 2022, causando assim, ao município de Soledade que vem crescendo e desenvolvendo nos últimos 06 anos, um prejuízo de valor incalculável.

“Não estamos aqui para contestar a eficiência do trabalho realizado pelo Instituto por meio de seus recenseadores e equipe técnica, de forma alguma. Mas, precisamos defender os interesses de uma população inteira, tendo seu município apresentado no Censo 2022 como ele realmente é. O relatório que temos posse das visitas dos ACS apontam que algo está errado e precisa ser corrigido, e esta é nossa solicitação ao órgão responsável por este importante trabalho.” Pontuou o prefeito.