Os riscos de contágio das hepatites virais foi tema de palestra aberta ao público na Policlínica de Soledade

Para marcar o Dia mundial de combate às hepatites virais – comemorado em 28 de julho, a Policlínica de Soledade realizou, nesta segunda-feira (29), através de uma parceria com a equipe da Saúde da Família do bairro de Viração, uma palestra em sua sede para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Na ocasião, também foi feita a distribuição de material informativo e de preservativos, aferição de pressão arterial e vacinação contra as hepatites do tipo A e B para quem ainda não estava em dia com elas. Segundo a diretora da Policlínica, Gerlândia Farias, o momento foi de extrema importância para a população e agentes de saúde em geral, tendo em vista que estes também são multiplicadores da informação.

“Fizemos um alerta geral ao público que foi formado por pessoas que estavam na Policlínica aguardando atendimento, outras pessoas que vieram só para assistir à palestra ou mesmo se vacinar e os agentes de saúde que também queriam se informar mais para orientar a população com mais propriedade, já que a doença é muito silenciosa e pode evoluir para outros estágios ou complicações”, disse Gerlândia, frisando que a oportunidade também serviu para comunicar a todos sobre o teste rápido feito nos Postos de Saúde da Família.

Nessas unidades, a população, além de ter acesso a insumos de prevenção, material informativo, aconselhamento e encaminhamento para os demais serviços especializados, de acordo com a necessidade do usuário, também pode realizar testes rápidos de hepatite. “Não deu certo trazer para a Policlínica durante a palestra, mas os usuários podem se dirigir ao PSF para realizar. É muito importante fazer”, comentou a diretora da Policlínica agradecendo também a parceria com a equipe de saúde que esteve no local dando informações.

Vale lembrar que as hepatites virais são doenças que podem evoluir para situações como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por meio do compartilhamento de agulhas ou seringas, da via sexual, ou, ainda, da mãe para o filho durante o parto. A Prefeitura oferece prevenção, diagnóstico e tratamento para as hepatites virais. A vacina contra a hepatite B está disponível em todos os centros de saúde, para todas as idades. “As hepatites B e C são as mais perigosas. Vamos ficar de olho. Prevenção e controle, sempre”, finalizou Gerlândia.

Sobre a Policlínica

A Policlínica mantida pela gestão municipal de Soledade oferece ao público diversos serviços como exame de ultrassom, ginecologia, urologia, análise citológica, exames laboratoriais, teste do pezinho, curativos, retirada de pontos, eletrocardiograma e pediatria. A maior parte dos atendimentos dos pacientes é feito mediante encaminhamento dos PSF’s, com exceção de curativos e vacinas. Lá trabalham 19 profissionais, entre enfermeiros, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem.

 

COMPARTILHAR