Autor: Assessoria

Garis de Soledade são homenageados em seu Dia

Conhecidos por promover a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito da sociedade. E, para demostrar a relevância desse profissional para a dinâmica das cidades, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana de Soledade realizou, nesta quinta-feira (16) – Dia Nacional do Gari, um evento em alusão à data, […]

17/05/2019 16h27 Atualizado há 5 anos atrás

Conhecidos por promover a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito da sociedade. E, para demostrar a relevância desse profissional para a dinâmica das cidades, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana de Soledade realizou, nesta quinta-feira (16) – Dia Nacional do Gari, um evento em alusão à data, na Câmara dos Vereadores da cidade. Inédita no município, a comemoração reuniu todos os 28 coletores da cidade e suas famílias para a homenagem que culminou em um almoço.

Começando seus trabalhos as 5h, todos os dias, com exceção de finais de semana e feriados, para deixar as vias urbanas sempre limpas, os garis projetam para o público o aspecto de um trabalho “duro”, mas também carregam uma esfera ética de seu trabalho, afinal de contas, uma cidade limpa é sinônimo de urbanidade, educação e saúde. Assim, tendo em vista seu papel para garantir qualidade de vida aos moradores de Soledade, esses profissionais receberam o carinho e as homenagens da atual gestão com o pronunciamento de diversas pessoas, além do sorteio de brindes e um almoço na sede da secretaria de Meio Ambiente, na Rua Epitácio Pessoa.

Na oportunidade, além de agradecer a presença de todos, a secretária de Meio Ambiente, Cláudia Rosyanne Arruda, ressaltou a motivação de tal iniciativa, argumentando que o trabalho desse grupo, não apenas o de coletar o lixo, mas também o de educar, é o que mantem as vias limpas e a cidade mais bonita. “Os garis merecem todo o nosso reconhecimento porque eles contribuem com suas funções para que nossas vias urbanas estejam sempre limpas e, dessa forma, também ganhamos qualidade de vida”, disse a secretária.

Ela também agradeceu a atual gestão por reconhecer o trabalho dos garis. “A gestão está de parabéns por reconhecer essa classe profissional que tem demostrado comprometimento em suas obrigações diárias e com a limpeza de nossa cidade”, ressaltou.

O evento contou também com a participação do Técnico de Segurança do Trabalho, Emanoel Júnior, que falou um pouco sobre a segurança no trabalho para os garis, além do engenheiro ambiental, Gustavo Batista, que destacou a importância dos garis para a preservação do Meio Ambiente, e ainda membros da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que frisou a necessidade de se buscar sempre qualidade de vida através de bons hábitos alimentares e a prática de exercícios.

O encontro na Câmara terminou com um alongamento. Em seguida, todos os convidados – garis, familiares dos garis, representantes da gestão municipal, equipe de saúde –  dirigiram-se à sede da Secretaria do Meio Ambiente, onde participaram de um almoço.

Mais sobre o Dia do Gari

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável pela fundação da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, no ano de 1976. Inicialmente o trabalho da empresa era promover a limpeza nas ruas e praias da cidade. Hoje, essa profissão é imprescindível para que qualquer cidade se mantenha limpa.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support