Juventude Conectada foi um sucesso de participação e de protagonismo do público jovem de Soledade

            A Prefeitura de Soledade, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social -SETAS, e em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, realizou, no último sábado (03) um grande encontro da juventude da cidade chamado “Juventude Conectada”. Foi uma tarde especial que, embora com infraestrutura e proposta partindo do poder público, foi construída pelos próprios jovens através de diversas atividades em torno do tema “Jovens e Redes Sociais. O evento aconteceu no Clube Recreativo e reuniu quase 200 pessoas, dentre elas, o prefeito da cidade, Geraldo Moura, e a Secretária de Assistência Social, Janaína Barros, que acompanharam e participaram de todas as ações. O saldo foi de extrema satisfação para todos.

            Foi a primeira vez que a gestão municipal preparou um evento voltado para o público jovem. O objetivo foi abrir um diálogo a respeito do uso das Redes Sociais, levando em consideração que ele tem tanto um lado positivo quanto negativo e que é preciso ponderar essa conectividade. O assunto, super atual na vida dos jovens, foi uma proposta do Governo do Estado que, através da Secretaria Executiva da Juventude, sugeriu temas a todos os municípios para trabalhá-los em rodas de conversas durante agosto, Mês da Juventude.

            A experiência em Soledade, para a Secretária de Assistência Social, Janaína Barros, foi um sucesso, tendo em vista que houve um grande envolvimento dos jovens durante a organização do encontro, o que fez com que, no dia, o evento fosse protagonizado, principalmente, por eles também. “Ficamos extremamente felizes com o sucesso do encontro. Mesmo para um sábado à tarde, em meio a um feriadão, quando a maior parte dos jovens está fazendo algo, jogando, passeando, viajando com família, conseguimos reunir um público muito expressivo”, comentou Janaína, destacando que hoje é difícil fazer um encontro com  jovens para debater temas específicos, por isso, era necessário deixar claro que a ideia era deixá-los à vontade para protagonizar isso.

            “Hoje são eles mesmos que constroem as suas temáticas e, diante disso, foi um bate papo informal. Vimos que a internet é, de uma certa forma, contraditória. Ela é boa e ruim ao mesmo tempo. Boa porque se você usar com qualidade e inteligência, consegue viver dentro de uma condição que te favorece, que favorece a vida. Você vai através de informações, ampliar uma rede de conhecimento, encontrar com pessoas que estão distantes. E negativas porque às vezes constrói situações negativas como o fake news, as inverdades construídas, printam informações falsas e compartilham, essas coisas”, explicou Janaína.

            O encontro foi uma grande oportunidade para os jovens que, através do poder público –  Prefeitura com o apoio de infraestrutura, dinâmicas e pessoal de apoio, e o estado com equipe de palestra da Secretaria da Juventude, puderam ser protagonistas e encaminhar suas próprias discussões. “Um evento do jovem para o jovem. Não tinha cunho político. Naquele momento não estávamos traçando nenhuma condição política para eles e sim, estávamos avaliando a situação atual dentro de uma sociedade de jovens que utilizam as redes sociais e, nem sempre, de maneira positiva”, afirmou Janaína.

            A Gerente Executiva de Políticas Públicas da Secretaria Executiva da Juventude, Rayza Miranda, também ficou satisfeita com o que viu na cidade. “Foi uma alegria encontrar um público daquele em Soledade, num sábado à tarde, que é tão difícil retirar o jovem de suas atividades”, comentou a gerente. Ela explicou ainda que o Governo, desde 2015 tem sugerido aos 223 municípios do estado, independente de posição política, esse diálogo diferenciado com o público jovem e que tem dado certo.

            E em Soledade, segundo Rayza, o encontro foi muito melhor do que se esperava e ela agradeceu ao prefeito Geraldo Moura e à secretária da SETAS, Janaína Barros, pelo empenho. “Geralmente fazemos uma palestra, mas em Soledade, ficamos muito felizes porque foi um grande encontro, um público grande, com diversas atividades. Um grupo de teatro maravilhoso que, inclusive, já convidamos para fazer a abertura do Mês da Juventude em João Pessoa, no dia 12. Eu, em nome do Governo do Estado, só tenho a agradecer”, disse ela.

            O prefeito Geraldo Moura disse que o encontro atingiu seus objetivos quando viu o público mesmo passando o recado de que a alta conectividade também tem seu lado negativo. Ele também falou em reeducação para as redes sociais. “A ideia foi fazer um alerta para que os jovens tenham a consciência dos benefícios e também dos malefícios que as redes sociais trazem. Queríamos mostrar que precisam usar com atenção e disciplina, de um jeito proveitoso e vimos que eles mesmos já compreenderam isso porque nos mostraram através de suas dinâmicas e apresentações”, comentou o gestor, frisando que a Prefeitura continuará a propor encontros entre os jovens a partir de agora.

            “Esse é um trabalho que será feito continuamente porque uma mudança cultural, de comportamento não se faz da noite pro dia. Muito trabalho, muitas ações para que eles se conscientizem que tem sim que utilizar as ferramentas do mundo virtual, mas de forma positiva. Precisamos de reeducação do uso de redes sociais”, concluiu o Prefeito.

Na programação do Juventude Conectada esteve uma roda de conversa com a equipe de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e pedagogos do governo do estado; dinâmicas que foram realizadas com equipes da secretaria municipal da Educação, além de apresentações de música e teatro feitas por vários grupos de jovens de Soledade. No final ainda teve um lanche coletivo oferecido a todos os participantes.

COMPARTILHAR