I Ação HIPERDIA  no Alto São  José feita pela equipe da Estratégia de Saúde da Família foi um sucesso

Os moradores do bairro do Alto São José tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (16) graças a uma inciativa da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF)  VI Dr. António Luiz Coutinho, que promoveu a I Ação Social de HIPERDIA. O evento, promovido em parceria com o NASF, Secretaria da Saúde de Soledade e a Coordenação da Atenção Básica, ofereceu diversos serviços de saúde  à  população durante toda a manhã, na Praça Academia da Saúde, no Alto São José. Cerca de 80 pessoas participaram dessa primeira edição.

O objetivo do HIPERDIA foi chamar a atenção das pessoas, principalmente, os hipertensos, diabéticos, idosos e gestantes da unidade Dr. António Luiz Coutinho, sobre a importância de se manter bons hábitos de saúde, além de disponibilizar alguns serviços de saúde ao público, tais como, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, vacinação e orientação de saúde bucal. Além disso também  aconteceu prática de exercícios – alongamento – com os fisioterapeutas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Ao final da ação foi oferecido um lanche coletivo  e saudável aos convidados.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Roberta Pedrino Fagundes, esse primeiro HIPERDIA foi bastante motivador, tendo em vista a grande aceitação do público que compareceu ao evento. “Foi muito positivo e com uma aceitação muito boa dos participantes. Gostamos muito”, comentou Roberta, adiantando que outras edições do HIPERDIA virão em breve. “O próximo, tudo indica que teremos um público ainda maior”, disse.

A ação social da equipe tem como pano de fundo um grande mal que acomete a população brasileira, que é a hipertensão. A doença atinge cerca de 25% dos brasileiros e vem também acontecendo entre os mais jovens. “Nessa ação queremos mostrar como fazer para se prevenir com os bons hábitos de alimentação e a prática de exercícios físico”, explicou Roberta, agradecendo todos os profissionais que e envolveram na ação.

COMPARTILHAR