Autor: ASCOM

Soledade busca parcerias com universidade para consolidação do Polo Industrial de Mineração

  Soledade busca parcerias com universidade para consolidação do Polo Industrial de Mineração. É com esse objetivo que o prefeito Geraldo Moura Ramos participou do encontro UFPB e o desenvolvimento paraibano Soledade busca parcerias com universidade para consolidação do Polo Industrial de Mineração Com o objetivo de garantir parcerias com a Universidade Federal da Paraíba […]

20/06/2022 9h34 Atualizado há 7 meses atrás

 

Soledade busca parcerias com universidade para consolidação do Polo Industrial de Mineração.
É com esse objetivo que o prefeito Geraldo Moura Ramos participou do encontro UFPB e o desenvolvimento paraibano
Soledade busca parcerias com universidade para consolidação do Polo Industrial de Mineração
Com o objetivo de garantir parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobretudo nas áreas das tecnologias, para a consolidação do Polo Industrial de Mineração, o prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), participou nesta sexta-feira (17), em João Pessoa, do Encontro “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, evento inédito promovido pela instituição, direcionado aos 223 prefeitos paraibanos.
O gestor soledadense destaca que a parceria vai contribuir com o crescimento do município.
“A universidade seria um parceiro importantíssimo nesse quesito da consolidação do Polo Industrial de Mineração nas áreas dos estudos científicos e tecnológicos para que com planejamento possamos agilizar esse processo. Será uma parceria de sucesso, assim como a que teremos com a Fiep também na área de capacitação de mão de obra”, pontua Geraldo.
O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, colocou a UFPB a disposição do município para fortalecer o projeto de instalação Polo Industrial de Mineração em Soledade.
“Estamos aqui colocando a Universidade a disposição dos prefeitos paraibanos para que possamos contribuir com o desenvolvimento de cada um deles, observando suas potencialidades, assim como em Soledade com o Polo Industrial. Estaremos juntos nesse projeto que só fortalece a população”, afirma.
Evento
O evento “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, teve como objetivo demonstrar as potencialidades da UFPB no apoio a possíveis demandas ou necessidades dos municípios, também dialogando possibilidades de firmar convênios e parcerias entre as partes envolvidas para análise de solos, com o intuito de estimular e ampliar a produção agrícola.
Na programação, foram apresentadas pela UFPB propostas de potencialização do turismo, alternativas energéticas para o homem do campo, educação à distância, fortalecimento dos arranjos produtivos e caminhos para a internacionalização.
Polo Industrial
Soledade, situado a 178 km da capital João Pessoa, está no centro de oito municípios que são grandes produtores de minério no Nordeste.
Apenas das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó da Paraíba, saem 90% do minério Bentonita utilizados pelas fábricas de todo o Brasil.
Além disso, nas regiões é possível encontrar diversos tipos de minerais para construção civil e argila para cerâmica vermelha.
A cidade vem desenvolvendo projeto para ser sede do polo industrial no setor de mineração na região, cujo objetivo é atrair empresas que atuam na manufatura de minérios, a exemplo de fabricantes de louças e de tintas, e que vão encontrar no local o cenário ideal para abrigar suas operações: estrutura adequada e o ponto de convergência entre os municípios produtores da matéria-prima.
O complexo industrial será construído com terreno cedido pela Prefeitura as margens da BR-230 e vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando milhares de empregos e movimentando a economia do Estado.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support