Autor: Assessoria

Quarta-feira é dia de reciclar no SCVF e hoje crianças e adolescentes aprenderam a fazer canteiros para jardim e horta com pneus

            O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV de Soledade, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SETAS, desenvolve diversas oficinas durante todos os dias da semana com crianças em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta-feira (07), tanto pela manhã como pela tarde, por exemplo, foi feita uma ação com cerca de […]

07/08/2019 16h46 Atualizado há 4 anos atrás

            O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV de Soledade, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SETAS, desenvolve diversas oficinas durante todos os dias da semana com crianças em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta-feira (07), tanto pela manhã como pela tarde, por exemplo, foi feita uma ação com cerca de 26 crianças e adolescentes para que elas aprendessem a reutilizar pneus em hortas e jardins. A coordenadora do SCVF, Janeide Costa, salientou que as atividades sempre são importantes porque tem em si a prerrogativa não só de ocupar os menores em seu contra turno escolar, mas também desenvolver a consciência cidadã, de convivência em sociedade, de desenvolvimento de talentos e de preservação do meio ambiente dentro deles.

            “A gente sabe que muitos vêm por causa da alimentação, já que tem café da manhã, almoço, lanche, e que em função da situação econômica de suas famílias, eles precisam. Mas, todos acabam se envolvendo com as atividades e é muito satisfatório para a gente ver que eles estão em seu contra turno escolar realizando e aprendendo tanta coisa”, comentou Janeide, destacando a oficina de reutilização de pneus que ocorreu na manhã desta quarta-feira (07).

            Na oficina de reutilização de pneus, as pedagogas orientaram 14 crianças e adolescentes que estiveram pela manhã e 12 que compareceram na parte da tarde a utilizar os pneus que são descartados para fazer hortas e jardins. Assim, eles pintaram vários desses pneus com cores de sua preferência e plantaram mudas em seus interiores na área do próprio SCFV. “Eles adoraram esse tipo de atividade, principalmente os mais velhos, acima de 12 anos”, disse a coordenadora do SCFV, Janeide Costa.

            Ela salientou que toda quarta-feira é assim. As pedagogas do SCFV, Maria do Carmo Neves e Germana Ricardo, desenvolvem aulas de criatividade utilizando materiais recicláveis como garrafas PET, latinhas, papel, papelão, pneus, etc, sempre para criar algo novo. Nesse contexto, as profissionais trabalham a consciência ambiental de forma prática.  “Elas sempre fazem uma aula de campo. Saem para descobrir espécies de plantas no pátio mesmo da nossa entidade, pensam nos ambientes, em como melhorá-los com materiais reciclado. Elas pedem para eles trazerem garrafas, latas, e assim vão desenvolvendo materiais novos e as crianças ficam muito felizes com o que aprenderam e conseguiram fazer”, frisou Janeide.

            “O SCVF acaba sendo uma extensão da escola para essas crianças e adolescentes. Agregando e fortalecendo vínculos sociais. É dessa forma que observa-se que um trabalho de Assistência Social está no caminho certo”, avalia a secretária de Trabalho e Assistência Social de Soledade, Janaina Barros.

            Rotina

            De segunda a sexta-feira diversas crianças e adolescentes chegam ao SCFV por volta das 7h30. Quando chegam, são recepcionadas com café da manhã e, em seguida, elas seguem para a atividade do dia. Por volta das 11h elas almoçam e vão para suas casas para irem à escola. Janeide conta que o SCFV segue uma agenda de oficinas e que as crianças e adolescentes – de 06 a 14 anos – comparecem conforme seu interesse no tema.

Na segunda-feira, por exemplo, é realizada sempre uma oficina de brincadeiras folclóricas – passa-anel, amarelinha, dentre outras. Na terça-feira é a vez dos trabalhos artesanais – bordado em fita, pintura em tecido, etc. Na quarta são trabalhos voltados à reciclagem. Na terça e quinta-feira tem as oficinas de futebol e ensaio da banda marcial. Nas segundas, quartas e sextas-feiras tem oficinas de dança. Na sexta-feira as crianças e adolescentes vão ao SCFV para aulas de karatê e Flauta. Na parte da tarde, o público chega por volta das 13h30 e iniciam as mesmas atividades trabalhadas pelo SCFV com as turmas da manhã. Eles fazem um lanche e vão para suas casas.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support