Autor: Assessoria

Prefeitura de Soledade se mobiliza nesta sexta-feira em combate à exploração sexual

A Prefeitura de Soledade através da Secretaria de Assistência Social está realizando nesta sexta-feira (18) em Praça Pública, uma mobilização em torno da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A intenção é orientar e convocar a população do município para o engajamento em ações contra a violação dos direitos desses indivíduos, […]

18/05/2018 11h22 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Soledade através da Secretaria de Assistência Social está realizando nesta sexta-feira (18) em Praça Pública, uma mobilização em torno da Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A intenção é orientar e convocar a população do município para o engajamento em ações contra a violação dos direitos desses indivíduos, por meio de atividades educativas.a importância do combate à exploração sexual infantil

É um dever de Estado conscientizar a população sobre a realidade da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes no município, reforçando o compromisso do poder público no envolvimento das comunidades para a preservação dos direitos humanos destes jovens.

É com este objetivo que o Município de Soledade através da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social e da Saúde, junto ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMCDA) e Conselho Tutelar, valorizam o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

sexta-feira (18), para alertar e conscientizar a comunidade sobre a importância do combate à exploração sexual infantil.

Dia 18 de maio

A data foi instituída em 1973, depois de um crime bárbaro que vitimou uma menina de apenas oito anos no Espírito Santo

Araceli Cabrera Crespo tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Nesta sexta-feira (18), o desaparecimento da menina completa 45 anos, mas ninguém foi punido pelo crime. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça.

Em memória à menina Araceli, uma das mais emblemáticas vítimas de violência contra a criança no país, o dia 18 de maio foi instituido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

Simbolismo

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade e a causa.

Como agir quando souber de um caso

Quando há suspeita de violência sexual, é importante acionar uma das instituições que atuam na investigação, diagnóstico, enfrentamento e atendimento à vítima e suas famílias: Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude , 1ª Vara da Infância e da Juventude e o Disque 100.

Ascom/PMS


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support