Autor: Assessoria

Fórum da SETAS para fortalecer rede de combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes foi um sucesso

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca a luta de diversas entidades que atuam no suporte às vítimas, no recebimento de denúncias ou mesmo no apoio ao enfrentamento dessas violações. Para trazer o tema e debater a problemática, a […]

17/05/2019 18h00 Atualizado há 4 anos atrás

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca a luta de diversas entidades que atuam no suporte às vítimas, no recebimento de denúncias ou mesmo no apoio ao enfrentamento dessas violações. Para trazer o tema e debater a problemática, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Soledade – SETAS, realizou, nesta sexta-feira (17), um fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes sob o título “I Fórum  Sociedade Mobilizada Não Se Cala. Denuncia e Protege”. O evento, que foi aberto pelo prefeito Geraldo Moura, aconteceu no Clube Recreativo de Soledade e reuniu um público expressivo e representativo.

O objetivo, segundo a secretária de Trabalho e Assistência Social do município, Janaína Barros, foi fortalecer a rede de atendimento de Soledade para a responsabilização e o enfrentamento das violências contra a criança e adolescente, bem como a proteção dos espaços do município. “A ação é voltada para a intersetorialidade das secretarias. Queremos as secretarias do município trabalhando em uma rede unificada e multiplicadora para o combate ao abuso e à exploração dessas crianças e de nossos adolescentes”, explicou Janaína.

Na oportunidade, representes das secretarias municipais de Soledade, Governo do Estado e Conselho Tutelar, além de vereadores estiveram presente e contribuíram para o debate esclarecendo sobre os principais tipos de violência sexual que atingem crianças e adolescentes e como elas se manifestam. Também foi explanado sobre a identificação de sinais evidentes e indiretos apresentados pelas vítimas, bem como o comportamento dos agressores.

Na ocasião, o público assistiu a uma palestra que trouxe o título do evento “Sociedade Mobilizada Não Se Cala. Denuncia e Protege”, sob o comando da gerente executiva de Proteção Social, do Governo do Estado, Maria Madalena Pessoa Dias. Na parte da tarde, após o almoço, aconteceu a divisão de grupos de trabalho e a entrega dos certificados aos participantes.

Vale lembrar que em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve-se denunciar procurando o Conselho Tutelar de Soledade ou discando 100. Em caso de violência, as políticas públicas devem garantir assistência integral, Inter setorial e de qualidade para as vítimas. “Devemos combater e punir, mas não se pode deixar de lado a prevenção, por isso o debate deve sempre ocorrer, e não só no mês de maio, e mostrar que a denúncia é mantida em sigilo”, destacou a secretária, Janaína Barros, adiantando que outras ações com esse objetivo de trabalhar a prevenção e combate à violência à crianças e adolescentes acontecerão em Soledade.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support