Escolas encantaram com apresentações juninas em praça pública e em suas sedes e encerraram o primeiro semestre do ano

 O primeiro semestre letivo de 2019 da rede municipal de ensino de Soledade foi encerrado na última quarta-feira (19) com a confraternização junina em várias unidades de ensino do município. As comemorações dos festejos juninos na cidade foram iniciados no último dia 17 e os alunos das escolas da rede municipal revezaram-se entre participações durante os três dias de apresentações no arraiá ‘Casinha do Vovô’, montado pela Prefeitura, e apresentações em suas próprias escolas, no encerramento do semestre. Nas duas ocasiões, o capricho e a beleza encantaram o público. Tiveram danças típicas como a das saias enormes, danças estilizadas e até quadrilha que fez apresentação denunciando a violência contra mulher.

            No dia 17, primeiro dia de festa em praça pública, apresentaram-se os estudantes das escolas Irmã Ana de Nazaré e Lúcia Matias, a primeira com alunos do Infantil (4 a 5 anos) e a segunda com alunos do Fundamental I, ou seja, 1 ao 5 Ano (6 a 10 anos). As duas escolas, fizeram o encerramento de seu semestre na quarta-feira, 19, com a apresentação novamente de seus alunos.

            Na escola Irmã Ana, por exemplo, tiveram apresentações típicas como a dança de roda e a famosa dança da saia, quando duas turmas se uniram para fazer uma grande apresentação. Na oportunidade, professores, auxiliares e alunos fizeram um lanche coletivo e se reuniram no pátio da escola, também enfeitado para a culminância das ações. “Foi lindo, porque eles já tinham se apresentado na Praça, então também estavam mais seguros e deram um show”, comentou a diretora da escola, Maria Cecília Nóbrega.

A Creche Marialdo, as escolas do Campo e a escola Juvina Monteiro apresentaram-se no dia 18, em praça pública, e na quarta-feira (19), também fizeram seus encerramentos em suas próprias sedes com apresentações juninas dos alunos e a oferta de comidas típicas.

            Na Creche Marialdo, a diretora Adriana Berto, explicou que a festa  contou com a participação dos pais e foi comandada pelo projeto “Poesia e Forró com Santana, o Cantador”, no qual foi realizada uma pesquisa cultural prévia dos professores para que os alunos – de 0 a 3 anos e 11 meses – da Creche ensaiassem suas apresentações em cima do tema. “Todos os anos temos uma grande adesão dos pais e foi tudo muito bonito”, disse a diretora.

            No último dia de apresentações no Arraiá do Casinha do Vovô, no dia 19, foi a vez dos estudantes da escola Maria do Carmo e  Luiz Gonzaga Burity.  As duas escolas, adiantaram suas festas juninas para o dia 18, quando receberam seus alunos com lanche coletivo com muito milho, tapioca, pamonha e outras delícias da época. Na Luiz Gonzaga Burity as apresentações foram o ápice da festa, uma vez que seus alunos brilharam com tanta dedicação a seus projetos de dança.

            A quadrilha junina dos alunos do 4 e 5 anos do Fundamental I, por exemplo, deu um show de encenação, dança e figurino. Eles trabalharam o tema da violência contra a mulher, trazendo isso inclusive no nome da quadrilha, intitulada de “Sem valentão no São João”. O tema foi trabalhado na escola durante todo o semestre e os alunos resolveram levá-lo para o São João. Na abertura da quadrilha, eles usaram o teatro para trazer essa reflexão ao público.

            “Eles abriram a quadrilha com uma encenação linda a respeito do tema. Foi um trabalho muito caprichado que encantou a todos”, disse a diretora da escola, Maria José Bezerra (Maiza). Além da quadrilha, teve apresentação de danças típicas do 1º, 2º e 3º anos do Fundamental e ainda teve um “carimbó” apresentado pelas turmas do 6º ao 9º ano da Burity.

            O recesso da rede municipal de ensino em Soledade vai até o dia 01 de julho, quando os alunos retornam às salas de aula. Até lá, todos podem brincar muito o São João e o São Pedro, porque em Soledade vai ter festa muito boa.

A creche Marialdo foi toda decorada com motivos juninos.
A_apresentação na creche Marialdo encantou todos
As apresentações encantaram o público
As escolas capricharam nos trajes, adereços e coreografia
Grupo que se apresentou com o prefeito e auxiliares da gestão
O prefeito Geraldo, a primeira dama, Janaina e as secretárias_de_saúde, Larissa e de Educação, Andrea
O prefeito Geraldo e_auxiliares em uma das comemorações
O prefeito Geraldo Moura participou de várias programações
Os figurinos estavam um show à parte
Uma das escolas do município

COMPARTILHAR