ACS e ACE de Soledade participam de Curso de Manejo Clínico em Tuberculose

Fortalecer as ações e melhorar os indicadores epidemiológicos, esse é o objetivo do Curso de Manejo Clínico em Tuberculose que reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município de Soledade nesta terça-feira, dia 13.

O curso de capacitação foi ministrado pela enfermeira Ana Paula Machado no Plenário da Câmara de Vereadores de Soledade na manhã desta terça-feira, e contou com a presença da secretária de saúde e saneamento do município, Larissa Moura Ramos e da coordenadora Roberta Pedrina.

Da importância da capacitação 

Os ACS e ACE são os pilares dos programas de saúde voltados para a Atenção Básica, uma vez que são estes os comunicadores e tradutores desses programas para a população. O Ministério da Saúde preconiza que os agentes devem ter noção da sua importância no controle da tuberculose (TB) e uma percepção realista do seu nível de conhecimento sobre a doença e suas tarefas. Por isso, torna-se necessária a capacitação dos ACS com o intuito de fornecer conhecimento e habilidades específicas sobre a TB para minimizar a doença na comunidade.

 

Ascom/PMS

COMPARTILHAR